terça-feira, 16 de setembro de 2014

SEMUC realiza a 1ª Feira de Artesanato Zenaide Lobo durante o festejo religioso de Chapadinha-MA.

Compartilhar
Blog do kim Pereira - terça-feira, 16 de setembro de 2014


A Prefeitura Municipal de Chapadinha através da Secretaria de Cultura (Semuc), com o apoio do Sebrae e do secretário de Saúde, Allan Monteles, realizou pela primeira vez a Feira Cultural e de Artesanato Zenaide Araújo Lobo (instituída pela Lei n.º 964 de 20 de maio de 2003) , durante o festejo em homenagem a padroeira de Chapadinha, N. Sra Das Dores.
Para o evento foram montado 3 pequenas tendas em frente a sede da prefeitura, para a exposição e comercialização de produtos artesanais, confeccionados pelos artesãos Fernando, Vera, Sandra, Ângela, Dominga e outras artesãs do Cras do Areal. "Precisamos difundir esta cultura em nossa cidade, pois temos grandes artistas, é preciso que eles acreditem mais em seu potencial e que podem se tornarem independentes e viver as custas de seu trabalho", comentou no facebook, a secretária de Cultura, Nágera Pontes, agradecendo o apoio total da prefeita Ducilene Belezinha, do Sebrae e todos os parceiros envolvidos.

Sábado (13) a noite a animação da feira ficou por conta do artista DJ Braw e no domingo (14) foi a vez do cantor e compositor chapadinhense, Wando Freire. Houve distribuição de lanches como  caldo de ovos e mingau de milho para as pessoas presentes. Nágera  não mediu esforços para por em prática esse momento inicial de grande valorização à cultura local.

A princípio foi realizado uma feira modesta apenas para auxiliar e dar espaço para alguns artesãos, visto que a maioria já estavam espalhados em diversas barracas nas mediações do parque em pontos estratégicos de venda. De acordo com a secretária de Cultura, a Feira Cultural e de Artesanato Zenaide Lobo, acontecerá de fato, no final do mês de outubro com a efetivação de vários projetos já idealizados, como festivais de música, danças e outras manifestações que acontecerão na Praça do Povo.

O artista plástico Diogo Rodrigues esteve participando da 1ª Feira Zenaide Lobo e divulgou uma nota destacando o evento e a importante iniciativa da prefeita Belezinha e de sua atuante secretária Nágera Pontes.  
"Gostaria de destacar o intenso trabalho da gestão Ducilene Belezinha, ao olhar as expressões culturais de Chapadinha não apenas como significado subjetivo, mas também como objeto construtor das concepções humanas, de nossos valores. A Lei Zenaide Araùjo Lobo criada em 2003, teve por fim seu projeto efetivado. O trabalho da secretaria de cultura, em especial a secretária Nagera Pontes, que tem demonstrado interesse e apoio as práticas, criando novas perspectivas sobre os objetos do simbolismo cultural, das quais se concebem nas artes plásticas e no artesanato, entre outros. Em parceria com o SEBRAE, o governo Belezinha tem buscado associar o produto significante das artes ao objeto gerador de renda, promovendo as exposições artesanais, dando espaço para a visualização dos trabalhos e a venda dos mesmos".  Por: Diogo Rodrigues. 
Compartilhar

Fotógrafo: verified_user

0 comments:

Outros Blogs

Postagens mais visitadas

Arquivo do blog